![]() |
| "A água acabou" |
No dia 5 de outubro de 2013 (sábado) nós do Escola Livre, nos reunimos e fomos para
o Ceu Vila Rubi assistir a peça “A água acabou” produzida e interpretada pela
Cia Malucômicos, um grupo que se formou e se apresenta nas periferias de São
Paulo.
Como o título da peça já nos traz a referencia do que será
apresentado, o espetáculo provoca risos e reflexões a partir das encenações. O
tempo cronológico usado também nos provoca uma reflexão de um antes – marcado
pela época bíblica – e dos dias atuais.
Depois do espetáculo, tivemos uma roda de conversa com a Cia
Malucômicos.
![]() |
| Roda de conversa - CEU VILA RUBI |
Isabel (21) nos contou que ela está no grupo desde março de
2008, ou seja, desde o ínicio, quando começaram no teatro vocacional do Ceu
Cidade Dutra.
O vocacional, que ia de março até novembro, deu uma parada para continuar só no
ano seguinte, mas os participantes tinham a pretensão de continuar, assim
formaram um grupo.
Muitos diziam que ele eram malucos por
quererem formar um grupo, pois não tinham experiência... Mas segundo Isabel, foram “teimosos” e resolveram mesmo assim se
encontrarem todos os domingos em sua casa, durante o período que não tinha
vocacional.
Claudinho
(34), na época, deu a idéia de fazerem a releitura de “Hermanoteu na Terra de Godáh – Dos melhores do Mundo ”.
| "Hermanoteu na Terra de Godáh" |
Gravaram a peça, tiveram todo o trabalho de
rever cena por cena , fala por fala, figurinos e adaptação do texto e assim
deram um gostinho Malucômicos.
Chegando no dia da apresentação o Ceu lotou e Isabel nos contou que ela
acreditava que era pelo o motivo de acharem que era realmente “Os melhores do
Mundo” mas mesmo assim arrasaram e partir daí não pararam mais de se
apresentar.
| Espetáculo "Mulheres" |
Durante o papo foi perguntado quem escrevia
o que eles apresentavam e foi respondido que o diretor deles Carlos Lourenço
levava uma proposta e cada integrante dava uma idéia e com as idéias surgiam às
criações e apresentações.
Em 2011 pararam com o vocacional e passaram
a se tornar mais independentes e conquistaram espaço no CEU.
A primeira peça escrita por eles foi “Mulheres” - que retrata 100 anos do dia
internacional da mulher e Mulheres que marcaram época na sua luta pela
igualdade, focado na violência contra a mulher.
| Espetáculo "A família" |
Tem também a peça “A
Familia” -Uma Família muito atrapalhada, em que cada integrante possui um
característica peculiar e cativante, não deixando de lado sua maneira pirada de
ser.
Desde o Vocacional os integrantes
procuraram uma estabilidade para se manterem enquanto grupo. Afinal gastam com transporte, lanche,
figurinos necessários, instrumentos, cachês, etc...
César Huscof nos acrescentou que o grupo é
contemplado pelo VAI, que é um programa de valorização de iniciativas culturais
da prefeitura. Esse é o 2° ano que são contemplados – (E recentemente foi
aprovado pela câmara dos vereadores o VAI 2, que são para grupos que já participaram
do VAI 1 ... ).
Bom, este foi um pouco do nosso bate papo
com a Cia Malucômicos. A Agenda de
apresentação do grupo, encontra-se no link abaixo.
![]() |
| Grupo "Escola Livre" e "Cia Malucômicos" |
Texto: Thaisa Nascimento
Fotos no dia: Adriano Santos
Imagens/apresentações: Divulgação
Edição: Elisângela Duarte



Nenhum comentário:
Postar um comentário