terça-feira, 4 de novembro de 2014

Bate Papo com a Cia Malucômicos - Por Thaisa Nascimento

"A água acabou"
No dia 5 de outubro de 2013 (sábado) nós do Escola Livre, nos reunimos e fomos para o Ceu Vila Rubi assistir a peça “A água acabou” produzida e interpretada pela Cia Malucômicos, um grupo que se formou e se apresenta nas periferias de São Paulo.

Como o título da peça  já nos traz a referencia do que será apresentado, o espetáculo provoca risos e reflexões a partir das encenações. O tempo cronológico usado também nos provoca uma reflexão de um antes – marcado pela época bíblica – e dos dias atuais.

Depois do espetáculo, tivemos uma roda de conversa com a Cia Malucômicos.
Roda de conversa - CEU VILA RUBI
Isabel (21) nos contou que ela está no grupo desde março de 2008, ou seja, desde o ínicio, quando começaram no teatro vocacional do Ceu Cidade Dutra.
O vocacional, que ia de março até novembro, deu uma parada para continuar só no ano seguinte, mas os participantes tinham a pretensão de continuar, assim formaram um grupo.
Muitos diziam que ele eram malucos  por quererem formar um grupo, pois não tinham experiência... Mas segundo Isabel,  foram “teimosos” e resolveram mesmo assim se encontrarem todos os domingos em sua casa, durante o período que não tinha vocacional.

Claudinho (34),  na época,  deu a idéia de fazerem a releitura de “Hermanoteu na Terra de Godáh – Dos melhores do Mundo ”. 
"Hermanoteu na Terra de Godáh"

Gravaram a peça, tiveram todo o trabalho de rever cena por cena , fala por fala, figurinos e adaptação do texto e assim deram um gostinho Malucômicos.
Chegando no dia da apresentação o Ceu lotou e Isabel nos contou que ela acreditava que era pelo o motivo de acharem que era realmente “Os melhores do Mundo” mas mesmo assim arrasaram e partir daí não pararam mais de se apresentar.

Espetáculo "Mulheres"
Durante o papo foi perguntado quem escrevia o que eles apresentavam e foi respondido que o diretor deles Carlos Lourenço levava uma proposta e cada integrante dava uma idéia e com as idéias surgiam às criações e apresentações.
Em 2011 pararam com o vocacional e passaram a se tornar mais independentes e conquistaram espaço no CEU. 
A primeira peça escrita por eles foi “Mulheres” - que retrata 100 anos do dia internacional da mulher e Mulheres que marcaram época na sua luta pela igualdade, focado na violência contra a mulher. 
Espetáculo "A família"
Tem também a peça “A Familia” -Uma Família muito atrapalhada, em que cada integrante possui um característica peculiar e cativante, não deixando de lado sua maneira pirada de ser.
Desde o Vocacional os integrantes procuraram uma estabilidade para se manterem enquanto grupo.  Afinal gastam com transporte, lanche, figurinos necessários, instrumentos, cachês, etc...
César Huscof nos acrescentou que o grupo é contemplado pelo VAI, que é um programa de valorização de iniciativas culturais da prefeitura. Esse é o 2° ano que são contemplados – (E recentemente foi aprovado pela câmara dos vereadores o VAI 2, que são para grupos que já participaram do VAI 1 ... ).
Bom, este foi um pouco do nosso bate papo com a Cia  Malucômicos. A Agenda de apresentação do grupo, encontra-se no link abaixo.


Grupo "Escola Livre" e "Cia Malucômicos"

Texto: Thaisa Nascimento

Fotos no dia: Adriano Santos

Imagens/apresentações: Divulgação

Edição: Elisângela Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário