A nossa semana da comunicação na
Escola Maria Juvenal teve inicio no dia 09 a 12/09/13
A semana foi muito corrida para todos
nós, mas os resultados foram muito satisfatórios.
Nessa semana da comunicação, foram
desenvolvidas várias atividades para os alunos da Escola Maria Juvenal, porém
uma semana antes começamos toda a preparação para o nosso grande evento:
Contamos com a ajuda de todos da
escola, tanto da direção, quanto de alguns professores. Nós educandos do ELivre
trabalhamos mais unidos e numa sincronia para que pudéssemos ultrapassar nosso
objetivo de mobilizar alunos e professores da escola.
A essa semana contou com várias
atividades:
Exposição fotográfica: Foi realizada na sala de leitura da escola com base no que aprendemos na oficina de fotografia com o oficineiro André Bueno e o resultado foram esses:
Exposição fotográfica: Foi realizada na sala de leitura da escola com base no que aprendemos na oficina de fotografia com o oficineiro André Bueno e o resultado foram esses:
Na imagem ao acima como pode ser
observado, essa "luz" que aparece como um desenho por cima das
fotografias é feito com a técnica "Light Painting”. Mas o que seria? Em uma explicação
breve, nada mais é que desenhos de luz de uma lanterna fotografada em
velocidade baixa. Mas vale lembrar que só câmeras profissionais conseguem
captar essa luz, e também só aparece em ambientes escuros.
Durante a exposição, um de nós foi responsável por explicar como é que chegamos naquele resultado e, durante a explicação, fotografamos alguns alunos da escola que tinham interesse em conhecer a técnica na prática.
Durante a exposição, um de nós foi responsável por explicar como é que chegamos naquele resultado e, durante a explicação, fotografamos alguns alunos da escola que tinham interesse em conhecer a técnica na prática.
Não apenas os alunos tiverem o
interesse de participar, mas também outros visitantes que passavam pela escola.
Também apresentamos o resultado do
nosso curta, sobre "Drogas na Escola" e “A experiência do Programa "Escola Livre na Escola pública",
com roteiro, produção, fotografia, tudo
produzidos por nós mesmo.
O documentários foi apresentado também
para os professores, onde recebemos críticas positivas e novas idéias para os
próximos vídeos que produzirmos..O responsável por nos instruir a cada passo e
nos ensinar cada detalhe foi o Bruno Lima.
Além de mostrarmos esse resultado exclusivamente
para os professores, apresentamos também a nossa revista "Movimento
Escolar" baseada no Blog “Movimento Escolar, que construímos na
oficina de Comunicação com o oficineiro Jean Mello.
Usamos o palco do pátio para
apresentar a todos presentes a nossa revista:
Realizamos também dinâmicas de comunicação que
aprendemos no decorrer do projeto para os alunos do período da tarde e da noite
Fechamos o evento nos apresentado para
toda a escola como os responsáveis pela semana da comunicação e também como atuais
e futuros agentes de transformação da nossa escola.
Nossos agradecimentos a todos os jovens do ELivre, aos educadores e a
todos os alunos e funcionários da Escola Maria Juvenal por permitirem que
desenvolvêssemos este projeto no espaço escolar.
Por: Thaísa Nascimento
Fotos: Todos os jovens do Escola
Livre






Nenhum comentário:
Postar um comentário