terça-feira, 24 de junho de 2014

Pensando e produzindo conteúdo de comunicação

Nesta semana, os jovens do projeto Escola Livre discutiu e produziu. Não podíamos deixar de pautar em nossos encontros o tema que há duas semanas vem tomando as mídias e redes sociais: As manifestações. 



















Procuramos então discutir a influência das mídias e redes sociais na opinião pública por meio da dinâmicas do telefone sem fio e da Miopia Social. 




















Ao final, os jovens produziram matérias com opiniões de alunos da Escola Maria Juvenal Homem de Mello e postaram no Blog “Movimento Escolar”, blog que foi produzido durante a oficina de comunicação com o educador Jean Melo.



















Vejam abaixo uma das matérias produzidas pelos jovens:



A influência das mídias sociais
Publicado em junho 20, 2013

No dia 19/06/2013 aconteceu um debate entre os jovens do projeto Escola Livre onde o tema abordado foi à influencia das mídias sociais na opinião dos jovens com relação às manifestações na cidade de São Paulo.
Em uma pesquisa realizada percebe-se que a mídia de algum modo influência boa parte da população, pois transmite informações de seu próprio interesse.


Para o jovem David Pilar, 15 anos, ”as mídias sociais acabam colocando o que acham melhor para ser exposto, ou seja, muitas vezes manipulam a “notícia” a ser publicada de uma maneira que não afete pessoas específicas como políticos e grandes influências na sociedade, ou acabam (querendo ou não) mascarando fatos muito importantes e dando uma atenção absurda a outros ligeiramente insignificantes. O que acaba fazendo com que muitas pessoas sem opinião e alienadas apoiem tudo isso por simples falta de informação ou por pressão de outros, o que acaba “fechando os olhos” para a realidade.

“Sim, por que muitas pessoas deixam a mídia reinar em suas vidas.Na questão sobre as manifestações, a mídia não se mostrou a favor e nem contra só diziam o que eles acharam que eram certo, só mostrando a violência e revoltas, fazendo com que as pessoas ficassem contra as manifestações.”  Thayna Bernardo da silva, 15 anos

Para Fernanda Araujo, 15 anos “as pessoas acabam se deixando levar pelas mídias sociais, e não se importam com o que acontece em nosso mundo , uma boa parte da população é a favor das manifestações,  porque é o único espaço que ela tem para expor suas opiniões e lutar para um futuro melhor. As mídias mesmo não falam o que acontece verdadeiramente (…). Para que todos tenham um futuro melhor, temos sim que lutar pelos nossos direitos em busca de transformar a nossa nação.”

Podemos perceber que as mídias sociais como a TV, rádio e jornal, apesar de não serem tão interativas quantos as redes sociais como Facebook,  twitter  entre outros, influenciam bastante na opinião brasileira.

Creditos:
Texto: Gustavo Xavier e Natália Alves.
Fotografia: Elisangela Duarte.
Entrevistados: Thayná Bernardo, Fernanda Araujo e David Pilar.


Outras matérias no Blog: 
www.movimentoescolar.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário