Nesta semana, os jovens do projeto
Escola Livre discutiu e produziu. Não podíamos deixar de pautar em nossos
encontros o tema que há duas semanas vem tomando as mídias e redes sociais: As
manifestações.
Procuramos então discutir a influência das mídias e redes
sociais na opinião pública por meio da dinâmicas do telefone sem fio e da
Miopia Social.
Ao final, os jovens produziram matérias com opiniões de alunos
da Escola Maria Juvenal Homem de Mello e postaram no Blog “Movimento Escolar”, blog que foi produzido durante a oficina de comunicação com o educador
Jean Melo.
A
influência das mídias sociais
Publicado em junho 20, 2013
No dia 19/06/2013 aconteceu
um debate entre os jovens do projeto Escola
Livre onde o tema abordado
foi à influencia das mídias sociais na opinião dos jovens com relação às
manifestações na cidade de São Paulo.
Em uma pesquisa realizada
percebe-se que a mídia de algum modo influência boa parte da população, pois
transmite informações de seu próprio interesse.
Para o
jovem David Pilar, 15 anos, ”as mídias sociais acabam colocando
o que acham melhor para ser exposto, ou seja, muitas vezes manipulam a
“notícia” a ser publicada de uma maneira que não afete pessoas específicas como
políticos e grandes influências na sociedade, ou acabam (querendo ou não)
mascarando fatos muito importantes e dando uma atenção absurda a outros ligeiramente
insignificantes. O que acaba fazendo com que muitas pessoas sem opinião e
alienadas apoiem tudo isso por simples falta de informação ou por pressão de
outros, o que acaba “fechando os olhos” para a realidade.
“Sim, por que muitas
pessoas deixam a mídia reinar em suas vidas.Na questão sobre as manifestações,
a mídia não se mostrou a favor e nem contra só diziam o que eles acharam que
eram certo, só mostrando a violência e revoltas, fazendo com que as pessoas ficassem
contra as manifestações.” Thayna Bernardo da silva, 15 anos
Para Fernanda Araujo, 15
anos “as pessoas acabam se deixando levar
pelas mídias sociais, e não se importam com o que acontece em nosso mundo , uma
boa parte da população é a favor das manifestações, porque é o único
espaço que ela tem para expor suas opiniões e lutar para um futuro melhor. As
mídias mesmo não falam o que acontece verdadeiramente (…). Para que todos
tenham um futuro melhor, temos sim que lutar pelos nossos direitos em busca de
transformar a nossa nação.”
Podemos perceber que as
mídias sociais como a TV, rádio e jornal, apesar de não serem tão interativas
quantos as redes sociais como Facebook, twitter entre outros,
influenciam bastante na opinião brasileira.
Creditos:
Texto: Gustavo Xavier e
Natália Alves.
Fotografia: Elisangela
Duarte.
Entrevistados: Thayná
Bernardo, Fernanda Araujo e David Pilar.
Outras matérias no Blog:
www.movimentoescolar.wordpress.com





Nenhum comentário:
Postar um comentário