Dois dias antes das manifestações, para redução da tarifa de ônibus, dos mais dos 100 estados brasileiros; foi proposto aos jovens uma visita ao memorial da resistência, antigo Deops. Local onde hoje retrata em suas exposições os mais diversos tipos de repressões que ocorreram no decorrer da história do Brasil.
O memorial da ênfase ao período da ditadura, por que lá foi uma prisão, que deteve pessoas que se rebelavam contra o regime militar em 1962.
Em uma das selas os visitantes escutam, por meio de fones de
ouvido os depoimentos de pessoas que foram presas. E em outra há
assinaturas gravadas nas parede das pessoas que foram presas, um dos jovens se
surpreendem ao saber que o nome Dilma que esta gravado na parede é o nome da
presidente do Brasil.
No momento em que os jovens
escutaram os relatos eles se emocionaram e se impactam com as crueldades que as
pessoas sofriam, por apenas irem contra a repressão.
Ao final da vista fizemos
uma reflexão a respeito do que foi visto e ouvido no memorial, cada jovem expôs
suas sensações, impressões e opiniões.
Como estamos trabalhando o
tema comunicação, foi colocado em pauta as seguintes questões:
Sempre tivemos liberdade de expressão?
Se hoje temos liberdade, o que fazemos com
ela?
Temos um bem em comum para reivindicar
melhorias, para o País?
Nenhum comentário:
Postar um comentário