Como finalização da
primeira etapa do Módulo de Comunicação do programa Escola Livre os jovens
participaram do Seminário Nacional de Juventudes e Comunicação, realizado pela
Viração e Renajovem realizado na Escola de Comunicação e Artes da USP nesta
quinta dia 11/07.
Discutir comunicação não é
uma tarefa fácil, e não foi diferente para o grupo que junto com jovens de
diversos estados brasileiros que discutiram a comunicação em 5 diferentes
frentes temáticas.
“ O objetivo do seminário
é discutir o direito humano à comunicação de adolescentes e jovens no contexto
das políticas públicas de comunicação e juventude, no Brasil e demais países
latino-americanos. O evento também integra as comemorações de 10 anos da
Viração Educomunicacional” (fonte: http://www.usp.br/agen/?p=144721)
Acompanhados pelas
educadoras Amabile, Elisângela e o coordenador Magno, a turma do Elivre se
dividiu em três GTs diferentes: Mídias Colaborativas; Educomunicação nas
Escolas e Comunicação, tecnologia e cultura de rede.
Os temas escolhidos
dialogam com as discussões e oficinas realizadas no Programa na Escola Maria
Juvenal. Nesse processo se faz importante o contato com outros jovens de
diferentes realidades, para entender melhor o universo e o potencial de
transformação que a comunicação tem.
Em cada GT os jovens
ouviram relatos, opiniões e propostas de jovens pertencentes a coletivos de
todos os cantos do país, sendo a maioria denominados “Virajovens”, que são
agentes jovens de comunicação que ajudam a produzir a Revista Viração. O
encontro foi marcado pelo contato rico entre os jovens e certamente despertou a
curiosidade e interesse dos jovens em fortalecer o projeto da Agencia de
Notícias da Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário