sábado, 16 de agosto de 2014

Por dentro do CRIAR - Por Thayná Bernardo

No dia 15 de agosto de 2013, nós do Programa Escola Livre, visitamos o Instituto CRIAR de TV Cinema e Novas Mídias, fundado pelo ator e apresentador Luciano Huck, situado no bairro do Bom Retiro, região central da cidade de São Paulo.

O criar tem como objetivo formar anualmente 150 jovens de 17 à 20 anos, todos de baixa renda,  por meio de oficinas relacionadas ao audiovisual e cinema, como cabelo e maquiagem, câmera, cenografia, computação gráfica, edição, entre outras, além de encaminhar esses jovens para o mercado de trabalho após a formação.
Anderson Souza e Anna Carolline
Fomos recebidos pelos jovens Ana Carolline, da turma 9 e com o Anderson Souza, da nova turma 10 que nos apresentaram o espaços das oficinas oferecidas pelo Instituto e também tiraram as nossas dúvidas.

Abaixo estão as entrevistas que a educanda Thayná Bernardo realizou com os jovens participantes do CRIAR.




Thainá Bernardo entrevista Ana


Entrevista com a mediadora Anna Carolline.

T - Você fez a sua formação aqui, como é pra você fazer monitorias?
A - Eu participei da turma 9, e acho muito gratificante mostrar para as pessoas o que eu vivi, e é um negocio maravilhoso, porque a um tempo atrás eu estava na situação de vocês e alguém me ensinou para que eu pudesse ensinar à vocês.
Ontem fui eu aprendendo para ensinar à vocês e amanhã serão vocês ensinando.
T - E você pretende seguir a carreira de formação?
A- Com certeza, em produção, é algo essencial na minha vida, coisa que amo fazer, audiovisual é fantástico.
T - Você foi indicada por qual instituição?
A - Fui indicada pelo Criança Esperança.
Thainá Bernardo entrevista Anderson Souza
Agora a entrevista é com o jovem Arndeson Souza que é da atual turma 10.

T - A sua experiência  num  projeto social Jovens Urbanos, contribuiu para a sua entrada aqui?

A - Claro, o Jovens Urbanos foi uma grande porta, já que com as saídas culturais que tinham, eu pude conhecer um pouco mais sobre a cidade e, principalmente, com as oficinas de rádio, foi uma das coisas que me clareou para eu entrar na oficina de áudio aqui no Criar.
T - Como está sendo a sua experiência aqui?
A - Eu sou novo aqui, O que eu quero fazer aqui é a oficina de áudio, com isso, eu quero futuramente entrar no mercado de audiovisual, como todos que tem esse objetivo aqui.
T - Então significa que você pretende seguir carreira?
A - Sim, pretendo, se aparecer oportunidade boa. Nunca devemos nos limitar temos que sonhar alto. Entrar no mercado do audiovisual eu quero, mas quero conseguir isso e muito mais, nunca quero só o mínimo, sempre o máximo.

T - Você entrou aqui por qual instituição?
Eu entrei pela Brascri, mas soube daqui pela Comunidade Cidadã, então foi um caminho a seguir.


Texto: Thayné Bernardo
Fotografia: Thaísa Nascimento
Edição: Elisângela Duarte
Bom, esse foi um resumo da nossa saída. Aprendemos bastante com os jovens que nos apresentaram o Instituto CRIAR e esperamos que futuramente possamos também fazer parte deste espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário