No dia 15
de agosto de 2013, nós do Programa Escola Livre, visitamos o Instituto CRIAR de
TV Cinema e Novas Mídias, fundado pelo ator e apresentador Luciano Huck,
situado no bairro do Bom Retiro, região central da cidade de São Paulo.
O criar
tem como objetivo formar anualmente 150 jovens de 17 à 20 anos, todos de baixa
renda, por meio de oficinas relacionadas
ao audiovisual e cinema, como cabelo e maquiagem, câmera, cenografia,
computação gráfica, edição, entre outras, além de encaminhar esses jovens para
o mercado de trabalho após a formação.
![]() |
| Anderson Souza e Anna Carolline |
Fomos
recebidos pelos jovens Ana Carolline, da turma 9 e com o Anderson Souza, da
nova turma 10 que nos apresentaram o espaços das oficinas oferecidas pelo
Instituto e também tiraram as nossas dúvidas.
Abaixo
estão as entrevistas que a educanda Thayná Bernardo realizou com os jovens
participantes do CRIAR.
![]() |
| Thainá Bernardo entrevista Ana |
T - Você fez a sua formação aqui, como é pra você fazer monitorias?
A - Eu
participei da turma 9, e acho muito gratificante mostrar para as pessoas o que
eu vivi, e é um negocio maravilhoso, porque a um tempo atrás eu estava na
situação de vocês e alguém me ensinou para que eu pudesse ensinar à vocês.
Ontem fui eu aprendendo para ensinar à vocês e amanhã serão vocês ensinando.
Ontem fui eu aprendendo para ensinar à vocês e amanhã serão vocês ensinando.
T - E você
pretende seguir a carreira de formação?
A- Com
certeza, em produção, é algo essencial na minha vida, coisa que amo fazer,
audiovisual é fantástico.
T - Você
foi indicada por qual instituição?
A - Fui indicada pelo Criança Esperança.
![]() |
| Thainá Bernardo entrevista Anderson Souza |
Agora a
entrevista é com o jovem Arndeson Souza que é da atual turma 10.
T - A sua
experiência num projeto social Jovens Urbanos, contribuiu
para a sua entrada aqui?
A - Claro, o Jovens Urbanos foi uma grande porta, já que com as saídas
culturais que tinham, eu pude conhecer um pouco mais sobre a cidade e, principalmente,
com as oficinas de rádio, foi uma das coisas que me clareou para eu entrar na
oficina de áudio aqui no Criar.
T - Como
está sendo a sua experiência aqui?
A - Eu sou novo aqui, O que eu quero fazer aqui é a oficina de áudio,
com isso, eu quero futuramente entrar no mercado de audiovisual, como todos que
tem esse objetivo aqui.
T - Então
significa que você pretende seguir carreira?
A - Sim, pretendo, se aparecer oportunidade boa. Nunca devemos nos limitar temos que sonhar alto. Entrar no mercado do audiovisual eu quero, mas quero conseguir isso e muito mais, nunca quero só o mínimo, sempre o máximo.
A - Sim, pretendo, se aparecer oportunidade boa. Nunca devemos nos limitar temos que sonhar alto. Entrar no mercado do audiovisual eu quero, mas quero conseguir isso e muito mais, nunca quero só o mínimo, sempre o máximo.
T - Você
entrou aqui por qual instituição?
Eu entrei pela Brascri, mas soube daqui pela Comunidade Cidadã, então foi um caminho a seguir.
Eu entrei pela Brascri, mas soube daqui pela Comunidade Cidadã, então foi um caminho a seguir.
![]() |
| Texto: Thayné Bernardo Fotografia: Thaísa Nascimento Edição: Elisângela Duarte |
Bom, esse foi um resumo da nossa saída. Aprendemos bastante com os
jovens que nos apresentaram o Instituto CRIAR e esperamos que futuramente
possamos também fazer parte deste espaço.




Nenhum comentário:
Postar um comentário