sexta-feira, 23 de outubro de 2015

                                                    Vivências de Jovens para Jovens 


Nas Ultimas semanas os Jovens do Programa Escola Livre fizeram uma vivência em vários espaços dentro do território e fora dele para explorar alguns seguimentos da Cultura, Cidadania e Comunicação com outros olhares, de outros coletivos grupos e jovens.

A Primeira Vivência aconteceu No Centro Cultural do Jabaquara, onde os Jovens assistiram ao ensaio aberto do Coletivo Quizumba ORUJUM - que conta a história de três jovens em épocas diferentes. Os jovens refletiram junto com o quizumba sobre o que é ser Jovem hoje e mulher jovem, negra e periférica, como o teatro pode representar o que eles sentem.  Os jovens gostaram muito e contribuíram para a finalização das cenas antes da estréia.

A Segunda Vivência, aconteceu na Casa de Cultura com o Coletivo The Paint Crew oficina de Lambe, Lambe, onde os jovens puderam fotografar suas percepções do território e se auto-fotografar dentro da percepção do que mais chamou atenção deles dentro do território. Como produção eles geraram um painel de imagens sobre essas percepções cotidianas do território que está exposto na Casa de Cultura Palhaço Carequinha.

A Terceira Vivência, rolou Espaço Comunidade no Monte azul junto com o Coletivo Audácia que também estava presente. Dialogamos os Direitos da Juventude, as Políticas Públicas para Juventude, O papel do estado e do Governo diante da Juventude e como a Juventude tem se comunicado culturalmente diante de suas necessidades a esses órgãos públicos que nos cercam.
Como produção desta vivência o arte-educador Bruno Fagundes, mostrou na prática uma das manifestações culturais dos jovens em uma oficina de Fanzine com os Jovens do Programa Escola Livre, onde o tema foi se encaminhando para os questionamentos sociais que os próprios jovens se fazem e enfrentam pensando no dialogo que rolou sobre os direitos da Juventude e os questionamentos pessoais que me cercam do individual ao Coletivo

A Quarta Vivência, aconteceu no SESC Interlagos, com o Coletivo Rodas de leitura que fazem um trabalho de mediação de Leitura nas Comunidades Junto com o BiblioSESC Caminhão de empréstimos de livros em bairros do Grajaú. Os jovens compartilharem leituras dos acervos do SESC e bateram um papo sobre a literatura como expressão cultural e de cidadania.  Rolou também  uma troca de observação no SESC com outros jovens sobre ser Jovem e os como os Espaços  percebem a Juventude e suas expressões e produções de cultura, comunicação e cidadania.



Confira o álbum de fotos de todos esses momentos!  


Ensaio Aberto Coletivo Quizumba - ORUHUM - Dialogar o Teatro com a Juventude - Cola com o Quizumba!

Roberto e Thais Dias - Integrante do Quizumba


Diretor Tadeu Renato, dialogando sobre o espetáculo 



Oficina de Lambe, lambe - Percepções do Meu território com o Coletivo The Paint Crew.







Espaço Comunidade Monte Azul - Dialogo Direitos da Juventude e Oficina de Fanzine. 












Roda de leitura - Literatura Como Expressão Cultural e de Cidadania.






 Vivencia Como é ser Jovem e Como os Espaços Se Comunicam Comigo - Sesc Interlagos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário